REALIZAÇÃO DAS OFICINAS TP3
















FOTOS DAS OFICINAS SOCIALIZAÇÃO TP3















FOTOS MOMENTOS TP3, SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
















MOMENTOS TP3,ESTUDO EM GRUPOS
















MOMENTOS TP3.SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS
















MOMENTO SOCIALIZAÇAO E ESTUDO ENTRE OS CURSISTAS,
















FOTOS DAS OFICINAS DOS DIAS 14 E 29 MARÇO DE 2009 TP3





















GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ- UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

RELATÓRIO- OFICINA 1


OFICINA 1-TP3 (GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS)

GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ, UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA


NOS DIAS 14 E 29 DO MES DE ABRIL ACONTECERAM A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DO GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ,NO DIA 14 FOI O NOSSO SEGUNDO ENCONTRO,NOSSA PRIMEIRA OFICINA E APRESENTAÇÃO DO MATERIAL DO GESTAR AOS CURSISTAS, NESSE DIA TRABALHAMOS INICIALMENTE UMA DINÂMICA, ONDE CADA CURSISTA ESCREVEU UMA CARTA, FALANDO DE SUA VIDA PESSOAL E COMO ESTAVA SE SENTINDO NAQUELE MOMENTO. ESTA CARTA FOI LACRADA E ENTREGUE AO FORMADOR QUE SERA DEVOLVIDA A CADA CURSISTA NO ULTIMO DIA DO ENCONTRO DO PRIMEIRO SEMESTRE, PARA QUE CADA PROFESSOR CURSISTA POSSA ABRIR ESTA CARTA E COMPARAR O MOMENTO ATUAL COM O QUE ESCREVEU NESSE DIA 14 DE ABRIL DE 2009. APÓS ESSA DINÂMICA TRABALHAMOS EM GRUPOS AS SEÇÕES 1,2,3 E APLICAMOS AS ATIVIDADES AVANÇANDO NA PRATICA DA PAGINA 25,26,41 EM FORMA DE SEMINARIOS E COMO APLICAR ESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA DE MANEIRA QUE O ALUNO POSSA INTERAGIR ESCOLA E COTIDIANO.
NO DIA 29 FOI O NOSSO TERCEIRO ENCONTRO E SEGUNDA OFICINA.O ENCONTRO FOI UM SUCESSO.OS PROFESSORES ESTÃO BEM ENTUSIASMADOS E COMPROMETIDOS E ISSO POSSIBILITA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO CONTINUO E DE QUALIDADE. AS OFICINAS FORAM BASTANTE INTERATIVAS, MESMO POR QUE ANTES DA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS ATENDI A CADA CURSISTA DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA FAZENDO VISITAS AS ESCOLAS E OS PLANTÕES PEDAGÓGICOS .
OS PROFESSORES CURSISTAS RELIZARAM AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA DE AULA, FORAM MOMENTOS DE TROCA DE EXPERIENCIAS E SOCIALIZAÇÕES. RELATARAM O SUCESSO OBTIDO EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS E O PRAZER QUE ESTES SENTIRAM AO VIVENCIAR UM NOVO TRABALHO PROPOSTO PELOS PROFESSORES.
OS PROFESSORES CURSISTAS FORAM ORIENTADOS EM COMO TRABALHAR COM O TP3,COM UMA PROPOSTA DE REELABORAR AS ATIVIDADES, GARATINDO O CRESCIMENTO PROGRESSIVO DOS ALUNOS.
HOUVE QUESTIONAMENTO EM RELAÇÃO AO POUCO TEMPO DE 15 DIAS, DE UMA OFICINA A OUTRA, POIS A APLICAÇÃO DO AVANÇANDO NA PRATICA, PARA OBTER UM RESULTADO MAIS EFICIENTE PRECISARIA TER MAIS TEMPO. PORÉM COM UMA CONVERSA DE FORMA SOCIAVEL OS CURSISTAS ENTENDERAM QUE ESSE PROBLEMA ESTA LIGADO A FALTA DE HABILIDADE DOS PROFESSORES EM REORGANIZAR A PRATICA EM SALA DE AULA COMO UM TODO. MUITOS DEMONSTRARAM ANSIEDADE PARA TERMINAR O CONTEÚDO, EM FUNÇÕES DESSES FATOS REORGANIZEI OS ATENDIEMENTOS INDIVIUAIS E COLETIVOS E TAMBÉM FIZ VISITAÇÃO AS ESCOLAS, ASSISTINDO AS AULAS E AUXILIANDO OS CURSISTAS EM SALA DE AULA. DEPOIS DOS ATENDIMENTOS OS CURSISTAS REPLANEJARAM SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS E TRANSFORMARAM AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA COTIDIANAMENTO PARA DESPERTAR NOS ALUNOS A NECESSIDADE DE LER.
HÁ PROFESSORES QUE AINDA ESTÃO COM DIFICULDADE DE MUDAR AS TECNICAS QUE ANTES VINHAM UTILIZANDO, E ENTENDER QUE A LEITURA PERMEIA A VIDA DO CIDADÃO. SE CADA CURSISTA NÃO DESPERTAR EM SI O DESEJO DE MUDANÇA NÃO HAVERÁ SIGNIFICADO PARA SI MESMO! ACREDITO QUE O NOVO É SEMPRE UM DESAFIO E QUE ESSES PEQUENOS CONFLITOS NÃO SERÃO MOTIVOS PARA O BOM ANDAMENTO DAS ATIVIDADES DOS TPS. O PRIMEIRO PASSO JÁ FOI DADO,ACREDITO QUE A PARTIR DE AGORA,SÓ NOS RESTA A CONFIANÇA E A CREDIBILIDADE EM CADA UM DE NÓS, A VONTADE DE TRANSFORMAR É IMENSA.
DEVIDO A QUANTIDADE DOS CURSISTAS TIVE A NECESSIDADE DE DIVIDIR A TURMA REALIZANDO AS OFICINAS EM DOIS PERIODOS E ISSO ENRIQUECEU-ME ENQUANTO PROFISSONAL, POIS A CADA TURMA É UMA REALIDADE DIFERENTE,ESCOLAS DIFERENTES,ALUNOS DIFERENTES E ESSA SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS, ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS E TROCA DE EXPERIÊNCIA É MUITO ENRIQUECEDORA.
ENQUANTO FORMADORA TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AS AULAS,DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS NAS ESCOLAS ONDE TRABALHAM. E ESSE TRABALHOS FORAM TODOS REGISTRADOS, INCLUINDO DEPOIMENTOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NAS AULAS.
CADA ESCOLA TEM O REGISTRO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS TPS ESTUDADOS E FORMEI UMA COMUNIDADE NO ORKUT DE CADA ESCOLA DE POCONÉ COM O REGISTRO DOS TRABALHOS DOS PROFESSORES CURSISTAS.
ESSA PRATICA SERVIU DE INTERESSE NÃO SÓ PARA OS PROFESSORES COMO TAMBÉM PARA OS ALUNOS,COM O INCENTIVO DE PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA.
ANTES DA ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA TIVEMOS UM MOMENTO PARA INTERAGIR DO PROXIMO ASSUNTO E FAZER OS QUESTIONAMENTOS .
O SUCESSO DAS NOSSAS OFICINAS FOI TOTAL.

CRONOGRAMA DAS OFICINAS - GESTAR II LINGUA PORTUGUESA MUNICIPIO DE POCONÉ.

AULA INAUGURAL 31/03/2009
INICIO-18 :00 horas
LOCAL-AUDITÓRIO SESC/CAP
OBJETIVO-APRESENTAÇAO DO PROGRAMA GESTAR II DO PRIMEIRO SEMESTRE E CALENDARIO DAS ATIVIDADES.

  • CRONOGRAMA DOS PLANTÕES PEDAGOGICOS
  • CRONOGRAMA DE VISITA AS ESCOLAS
  • CRONOGRAMA DOS DIAS DAS OFICINAS
  • APRESENTAÇÃO DAS FORMADORAS DE LINGUA PORTUGUESA E MATEMATICA
  • FALA DAS AUTORIDADES
  • MENSAGEM DE AUTO-ESTIMA
  • COQUETEL
  • ENCERRAMENTO E ORIENTAÇÕES PARA PROXIMA OFICINA

OFICINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE GESTAR II LINGUA PORTUGUESA

1ºETAPA

ABRIL

07/04/2009-ORIENTAÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS PARA SOCIALIZAR COM O TP3,TIRAR DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS NAS ESCOLAS ONDE OS CURSISTAS TRABALHAM.

13/04/2009-VISITAÇÃO DA FORMADORA AS ESCOLAS

14/04/2009- 2 OFICINAS ( OFICINAS INTRODUTORIA-GÊNEROS TEXTUAIS)-8 HORAS (DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA:DAS 7:00h as 11:00h

2°TURMA:DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÕES PARA PROXIMA OFICINA

LOCAL DAS OFICINAS:ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N. C. E MORAES

22/04/2009-ATENDIMENTO INDIVIDUAL PARA ORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TP3

24/04/2009-VISITAÇÃO AS ESCOLAS (FORMADORA)

29/04/2009-2 OFICINAS (TIPOLOGIAS TEXTUAIS E OFICINA AVALIATIVA)-8 HORAS (DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA:DAS 7:00h as 11:00h
2°TURMA:DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÕES PARA PROXIMA OFICINA

MAIO

06/05/2009- ATENDIMENTO INDIVIDUAL AOS CURSISTAS

08/05/2009-VISITAÇÃO AS ESCOLAS

13/05/2009-2 OFICINAS(OFICINAS INTRODUTORIA TP4-LEITURA)-8 HORAS (DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA: DAS 7:00h as 11:00h

2°TURMA:DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA

LOCAL DAS OFICINAS: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N. C. E MORAES

19/05/2009-ORIENTAÇÕES E ATENDIMENTO COLETIVO NAS ESCOLAS

22/05/2009-VISITAÇÃO AS ESCOLAS (FORMADORA)

26/05/2009-2 OFICINAS (PROCESSOS DE ESCRITA I E OFICINA AVALIATIVA)-8 HORAS (DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA:DAS 7:00h as 11:00h

2°TURMA:DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA

LOCAL DAS OFICINAS:ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N.C. E MORAES.

JUNHO

01/06/2009 A 05/06/2009- REVISÃO DOS TP3 E TP4,EXPLORANDO AS ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DOS CADERNOS DE TEORIA E PRATICA,FEITO COM ATENDIMENTO COLETIVO EM VISITAÇÃO AS ESCOLAS PELA FORMADORA.

10/06/2009-2 OFICINAS(OFICINAS INTRODUTORIAS TP5, ESTILO)-8 HORAS(DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA: DAS 7:00h as 11:00h

2°TURMA: DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA

LOCAL DAS OFICINAS:ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N. C. E MORAES

16/06/2009-ATENDIMENTO INDIVIDUAL,TIRA DÚVIDAS.

19/06/2009-VISITAÇÃO AS ESCOLAS(FORMADORA)

25/06/2009-2 OFICINAS (COERÊNCIA E COESÃO TP5, OFICINA AVALIATIVA)-8 HORAS(DIVIDIDO EM DUAS TURMAS)

1°TURMA: DAS 7:00h as 11:00h

2°TURMA:DAS 17:00h as 21:00h

  • ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA

LOCAL DAS OFICINAS:ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N. C. E MORAES

JULHO

09/07/2009-ENCONTRO COLETIVO COM AS TURMAS PARA AVALIAÇÃO DO 1°SEMESTRE DO GESTAR II E AUTO AVALIAÇÃO DA FORMADORA E DOS CURSISTAS.

  • ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA DO SEGUNDO SEMESTRE E CALENDARIO DOS ENCONTOS.

LOCAL DAS OFICINAS:ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EUCÁRIS N.C. E MORAES.