GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ- UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

RELATÓRIO- OFICINA 1


OFICINA 1-TP3 (GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS)

GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ, UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA


NOS DIAS 14 E 29 DO MES DE ABRIL ACONTECERAM A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DO GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ,NO DIA 14 FOI O NOSSO SEGUNDO ENCONTRO,NOSSA PRIMEIRA OFICINA E APRESENTAÇÃO DO MATERIAL DO GESTAR AOS CURSISTAS, NESSE DIA TRABALHAMOS INICIALMENTE UMA DINÂMICA, ONDE CADA CURSISTA ESCREVEU UMA CARTA, FALANDO DE SUA VIDA PESSOAL E COMO ESTAVA SE SENTINDO NAQUELE MOMENTO. ESTA CARTA FOI LACRADA E ENTREGUE AO FORMADOR QUE SERA DEVOLVIDA A CADA CURSISTA NO ULTIMO DIA DO ENCONTRO DO PRIMEIRO SEMESTRE, PARA QUE CADA PROFESSOR CURSISTA POSSA ABRIR ESTA CARTA E COMPARAR O MOMENTO ATUAL COM O QUE ESCREVEU NESSE DIA 14 DE ABRIL DE 2009. APÓS ESSA DINÂMICA TRABALHAMOS EM GRUPOS AS SEÇÕES 1,2,3 E APLICAMOS AS ATIVIDADES AVANÇANDO NA PRATICA DA PAGINA 25,26,41 EM FORMA DE SEMINARIOS E COMO APLICAR ESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA DE MANEIRA QUE O ALUNO POSSA INTERAGIR ESCOLA E COTIDIANO.
NO DIA 29 FOI O NOSSO TERCEIRO ENCONTRO E SEGUNDA OFICINA.O ENCONTRO FOI UM SUCESSO.OS PROFESSORES ESTÃO BEM ENTUSIASMADOS E COMPROMETIDOS E ISSO POSSIBILITA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO CONTINUO E DE QUALIDADE. AS OFICINAS FORAM BASTANTE INTERATIVAS, MESMO POR QUE ANTES DA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS ATENDI A CADA CURSISTA DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA FAZENDO VISITAS AS ESCOLAS E OS PLANTÕES PEDAGÓGICOS .
OS PROFESSORES CURSISTAS RELIZARAM AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA DE AULA, FORAM MOMENTOS DE TROCA DE EXPERIENCIAS E SOCIALIZAÇÕES. RELATARAM O SUCESSO OBTIDO EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS E O PRAZER QUE ESTES SENTIRAM AO VIVENCIAR UM NOVO TRABALHO PROPOSTO PELOS PROFESSORES.
OS PROFESSORES CURSISTAS FORAM ORIENTADOS EM COMO TRABALHAR COM O TP3,COM UMA PROPOSTA DE REELABORAR AS ATIVIDADES, GARATINDO O CRESCIMENTO PROGRESSIVO DOS ALUNOS.
HOUVE QUESTIONAMENTO EM RELAÇÃO AO POUCO TEMPO DE 15 DIAS, DE UMA OFICINA A OUTRA, POIS A APLICAÇÃO DO AVANÇANDO NA PRATICA, PARA OBTER UM RESULTADO MAIS EFICIENTE PRECISARIA TER MAIS TEMPO. PORÉM COM UMA CONVERSA DE FORMA SOCIAVEL OS CURSISTAS ENTENDERAM QUE ESSE PROBLEMA ESTA LIGADO A FALTA DE HABILIDADE DOS PROFESSORES EM REORGANIZAR A PRATICA EM SALA DE AULA COMO UM TODO. MUITOS DEMONSTRARAM ANSIEDADE PARA TERMINAR O CONTEÚDO, EM FUNÇÕES DESSES FATOS REORGANIZEI OS ATENDIEMENTOS INDIVIUAIS E COLETIVOS E TAMBÉM FIZ VISITAÇÃO AS ESCOLAS, ASSISTINDO AS AULAS E AUXILIANDO OS CURSISTAS EM SALA DE AULA. DEPOIS DOS ATENDIMENTOS OS CURSISTAS REPLANEJARAM SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS E TRANSFORMARAM AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA COTIDIANAMENTO PARA DESPERTAR NOS ALUNOS A NECESSIDADE DE LER.
HÁ PROFESSORES QUE AINDA ESTÃO COM DIFICULDADE DE MUDAR AS TECNICAS QUE ANTES VINHAM UTILIZANDO, E ENTENDER QUE A LEITURA PERMEIA A VIDA DO CIDADÃO. SE CADA CURSISTA NÃO DESPERTAR EM SI O DESEJO DE MUDANÇA NÃO HAVERÁ SIGNIFICADO PARA SI MESMO! ACREDITO QUE O NOVO É SEMPRE UM DESAFIO E QUE ESSES PEQUENOS CONFLITOS NÃO SERÃO MOTIVOS PARA O BOM ANDAMENTO DAS ATIVIDADES DOS TPS. O PRIMEIRO PASSO JÁ FOI DADO,ACREDITO QUE A PARTIR DE AGORA,SÓ NOS RESTA A CONFIANÇA E A CREDIBILIDADE EM CADA UM DE NÓS, A VONTADE DE TRANSFORMAR É IMENSA.
DEVIDO A QUANTIDADE DOS CURSISTAS TIVE A NECESSIDADE DE DIVIDIR A TURMA REALIZANDO AS OFICINAS EM DOIS PERIODOS E ISSO ENRIQUECEU-ME ENQUANTO PROFISSONAL, POIS A CADA TURMA É UMA REALIDADE DIFERENTE,ESCOLAS DIFERENTES,ALUNOS DIFERENTES E ESSA SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS, ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS E TROCA DE EXPERIÊNCIA É MUITO ENRIQUECEDORA.
ENQUANTO FORMADORA TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AS AULAS,DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS NAS ESCOLAS ONDE TRABALHAM. E ESSE TRABALHOS FORAM TODOS REGISTRADOS, INCLUINDO DEPOIMENTOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NAS AULAS.
CADA ESCOLA TEM O REGISTRO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS TPS ESTUDADOS E FORMEI UMA COMUNIDADE NO ORKUT DE CADA ESCOLA DE POCONÉ COM O REGISTRO DOS TRABALHOS DOS PROFESSORES CURSISTAS.
ESSA PRATICA SERVIU DE INTERESSE NÃO SÓ PARA OS PROFESSORES COMO TAMBÉM PARA OS ALUNOS,COM O INCENTIVO DE PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA.
ANTES DA ORIENTAÇÃO PARA PROXIMA OFICINA TIVEMOS UM MOMENTO PARA INTERAGIR DO PROXIMO ASSUNTO E FAZER OS QUESTIONAMENTOS .
O SUCESSO DAS NOSSAS OFICINAS FOI TOTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário