DEPOIMENTOS

MOMENTOS DE ATIVIDADES EM OFICINAS.
video

DEPOIMENTOS TP1

ESTES VÍDEOS TRAZEM DEPOIMENTOS DOS CURSISTAS SOBRE AS ATIVIDADES QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO NAS OFICINAS E COMO ESTES PROFESSORES ESTÃO COLOCANDO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PROGRAMA GESTAR.
video

tp1





Evidências do tp1





OFICINAS DO TP 1

As oficinas do tp1 aconteceram nos dias 13 e 16 /10 de 2009 e nos dias 26 e 30/10 de 2009.
Devido trabalhar com duas turmas uma durante a semana e a outra no fim de semana , foram acima citados os dias que aconteceram as oficinas .
Como sempre quando inciamos a nossa oficina fazemos a nossa oração e em seguida as socializaçãoes das atividades e aqui comentamos sobre os projetos que estão em andamentos , marcamos uma visita as escolas que solitassem essa visita.E em seguida iniciamos nossa oficina , como vimos o tp1 , traz o assunto sobre Linguagem e Cultura , nessa oficina propus um trabalho diferente , dividi a sala em grupos em cada grupo ficou com um subtema do caderno de teoria para comentar sobre o assunto , na realidade estudamos o tp1 inteiro e somente após esse estudo é que partimos para a prática , tambbém propus aqui uma atividade que nos foi sugerida pela professora Rosa , a nossa professora do curso , nessa atividade trabalhamos com os provébios , foram divididos grupos , cada um ficou com um prevérbio e em seguida escreveram um texto sobre o provérbio que tinham em mãos , logo em seguida leram esse texto e os outros grupos advinhavam sobre qual provérbio o grupo da frente escreveu. Todos gostaram da atividade e aplicaram em sala de aula também.

TP6



EVIDÊNCIAS DO TP6





Tp 6 Oficina

A segunda oficina do gestar to tp6, foi realizado no dia 09 e 11/08/2009 , ssim como em todas as oficinas fizemos a nossa oraçao e logo em seguida a socializaçao das atividades,conversamos sobre o andamento dos projetos que cada cursista estava desenvolvendo na escola onde trabalha e além das atividades proposta na oficina ,acrescentei também nessa oficina o trabalho com a literatua infanto juvenil, e perguntei aos professores como estavam sendo trabalhadas as aulas que envolvia esse tema , fiquei surpresa quando disseram me que a dificuldade para trabalhar esse tema era imensa e que esse assunto ficava muitas vezes aquém , porque a maioria dos professores desenvolvia a aula de leitura , mas não bucava levar livros infato juvenis e nem davam ênfase a esse tipo de aula , motivo pelo qual essas crianças , pré-adolescentes e adolescentes desconheciam a literatura e nunca gostaram de ler nada voltado a esse gênero.Então foram seugeridos alguns livros infantis (Conta de novo,A história da noite em que nasci,O caçador de pipas )para que os professores lessem e em seguida indicassem aos seus alunos pata tentar reverter esse quadro nas aulas de línguas portuguesa.Então propus aos cursistas que fizessem um plano de aula, propondo atividades para trabalhar a literatura infanto juvenil, após o termino dessa atividade cada grupo apresentou a atividade proposta e relataram o que acharam da experiência.
DEPOIMENTOS PROFESSORA ROSANGÊLA DA ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON.
"FAZER UM PLANO DE AULA ,PARA TRABALHAR LITERATURA É NOVO PARA NÓS , PORQUE NA VERDADE NOS PREOCUPAMOS EM DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA, E NÃO CONSEGUIMOS DIRECIONAR QUE TIPO DE LITERATURA QUEREMOS QUE ELE LEIAM , GOSTEI DESSA AULA DE HOJE PORQUE FOI MAIS UM APRENDIZADO E NÃO É NADA FÁCIL PREPARAR UMA AULA PARA ESSES ADOLESCENTES , PRIMEIRO QUEM PRECISA ESTAR PREPARADO É O PROFESSOR."
DEPOIMENTO DA PROFESSORA DUCARMA DA ESCOLA MUNICIPAL MIRTES LEITE DA SILVA.
"TIVEMOS DIFICULDADES EM FAZER O PLANO DE AULA PARA TRABALHAR A LITERATURA INFANTO JUVENIL , PORQUE NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABAHAR ESSE TIPO DE AULA COM OS NOSSOS ALUNOS , MAS DEPOIS QUE DISCUTIMOS SOBRE O ASSUNTO PODEMOS NOTAR QUE É MUITO GRATIFICANTE , QUE BOM QUE APRENDIMOS ISSO AQUI NO GESTAR".