MOMENTO 1 OFICINA TP5 (ESTILO,COERÊNCIA E COESÃO)








































































































Relatorio. Oficina 4 TP5(ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO)

GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA .

NOS DIAS 10 E 25 DE JUNHO REALIZAMOS AS OFICINAS DO GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ.
NO DIA 10 ACONTECEU A OFICINA INTRODUTORIA DO TP5, COMEÇAMOS COM UMA ORAÇÃO E UMA DINAMICA CHAMADA ESPELHO ONDE FORMAVA GRUPO DE DUAS PESSOAS UMA ERA O ESPELHO E A OUTRA ERA QUEM OLHAVA NO ESPELHO E TUDO QUE A PESSOA FIZESSE O ESPELHO TINHA QUE FAZER TAMBEM, O OBJETIVO DESTA DINAMICA ERA PARA ENTERDERMOS QUANTO É DIFICIL NÃO TER OS PROPRIOS PROPOSITOS DE VIDA E FICAR A SOMBRA DOS OUTROS. E PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR A CAMINHADA ATÉ O FIM DO CURSO DEPENDE DE CADA UM DE NÓS.
FIZEMOS O ESTUDO TEORICO DA UNIDADE 17 ESTILISTICA E UNIDADE 18 COERÊNCIA TEXTUAL.DISCUTIMOS AS SEÇÕES DE MODO A SOCIALIZAR E COMPERTILHAR NOSSAS LEITURAS.
DISCUTIMOS OS TÓPICOS DAS UNIDADES QUE CONSIDERAMOS MAIS IMPORTANTES PARA SEREM ABORDADAS. APRESENTEI AOS CURSISTAS DOIS TEXTOS DE AUTORES DIFERENTES PARA QUE PUDESSEMOS NOTAR AS DIFERENÇAS NOS ESTILOS.
EM SEGUIDA OS PROFESSORES RELATARAM SUAS EXPERIÊNCIAS E A ATIVIDADE MAIS TRABALHADA PELOS CURSISTAS EM SALA DE AULA FOI A UNIDADE 18, AVANÇANDO NA PRÁTICA DA PÁGINA 105 JUSTAMENTE POR QUE PROPÕE UM TRABALHO VOLTADO PARA A ANÁLISE DO TEXTO COMO UM TODO E TRABALHA A COERÊNCIA DENTRO DESTE.
OS POFESSORES RELATARAM SUAS INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES EM FAZER COM QUE OS ALUNOS PRODUZAM TEXTOS COERÊNTES E DESENVOLVAM ARGUMENTAÇÕES PERTINENTES DE ACORDO COM O QUE ESTÃO ESCREVENDO E QUE ESSE TRABALHO COM COERÊNCIA DEVE SER CONTINUO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.
COMEÇAMOS A REALIZAÇÃO DA PROPOSTA PRIMEIRAMENTE COM UM ANALISE DO TEXTO PUBLICITÁRIO, COMENTEI SOBRE A NECESSIDADE DA ANALISE DESSES TEXTOS EM SALA DE AULA, POIS SÃO TEXTOS QUE PODERAM SEREM UTILIZADOS COMO INTRUMENTO PARA DESENVOLVER A CRITICIDADE E CIDADANIA.
PROPOMOS UMA ATIVIDADE COMO OBJE TOS DE ANALISE, TEXTOS VERBAIS E VISUAIS E FOCALIZAMOS NAS DIVERSAS SEÇÕES ASPECTOS DIVERSSIFICADOS DE CONTRUÇÃO TEXTUAL. DEPOIS FIZEMOS A INTERAÇÃO DESTES TEXTOS COM AS INFORMAÇÕES QUE CADA UM CONTINHA DE MODO A FORMAR UM TODO SIGNIFICATIVO. COMO FOI DISTRIBUIDO AOS CURSISTAS VARIOS TIPOS DE TEXTOS E ATIVIDADES FORAM EM GRUPOS, APÓS AS DISCUÇÕES ESSES EXPUSERAM SUAS ANALISES POR MEIO DE CARTAZES E REFLEXÕES, OBSERVARAM OS SEGUINTERS PONTOS: RECURSOS VERBAIS, PUBLICO ALVO, INFORMAÇÕES IMPLICITAS E EXPLICITAS, FORMAS APELATIVAS ARTICULAÇÃO ENTRE O VERBAL E O NÃO VERBAL, OS ARGUMENTOS PERSOASIVOS.
ESSA OFICINA FOI DE GRANDE VALIA E INTERAÇÃO POIS DISCUTIMOS E DEBATEMOS AS DUVIDAS SURGIDAS PELO O GRUPO, COMPARANDO, SOMANDO AS CONTRIBUIÇÕES E CHEGANDO AO MAIOR APROFUNDAMENTO DE ANALISE POSSIVEL.

NO DIA 25 DE JUNHO FOI A NOSSA ULTIMA OFICINA DO SEMESTRE, ESTA OFICINA FOI UMA SEQUÊNCIA DA OFICINA ANTERIOR ONDE COMEÇAMOS POR UMA REFLEXÃO SOBRE TRES PONTOS POSITIVOS E TRES NEGATIVOS ENQUANTO PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E QUAL O SIGNIFICADO DE CADA UM DESSES PONTOS, OS CURSISTAS EXPUSERAM A ATIVIDADE PROPOSTA E ABORDARAM O "PORQUE" DE CADA PONTO.
EM SEGUIDA TRABALHAMOS EM GRUPOS E REALIZAMOS UMA ATIVIDADE DE PRÁTICA E ESCRITA, ESTILO E LETRAMENTO.CADA GRUPO RECEBEU UM TEXTO DIFERENTE E DESENVOLVERAM UM PLANO DE AULA DE ACORDO COM A PROPOSTA QUE FOI APRESENTADA AO GRUPO REGISTRARAM A PROPOSTA EM CARTAZES E DEPOIS REALIZAMOS UM SEMINARIO NO QUAL DEBATEMOS AS POSSIVEIS ABORDAGENS APARTIR DA ANÁLISE DESSE TEXTO E QUAL A CONTRIBUIÇÃO QUE TRARIA SE FOSSE TRABALHADA NA SERIE EM QUE FIZERAM O PLANO.EM SEGUIDA FIZEMOS TAMBEM UMA REPRESENTAÇÃO TEATRAL DO TEXTO QUE RECEBERAM PARA QUE PUDESSEM ENTENDER QUE UM MESMO TEXTO PODE SER TRABALHADO DE VARIAS MANEIRAS, DESDE QUE ESTABELECIDO OBJETIVOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário