GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ- UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

AMBIENTE LETRADO






AMBIENTE LETRADO


DIA DE FESTA , QUAL A FINALIDADE DESTE AMBIENTE. ?




MOMENTO DAS OFICINAS , TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS E FORMADORA.







MOMENTO DE LEITURA E TIRA DÚVIDAS










REALIZAÇÃO DA PREPARAÇAO PARA APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS.












SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS PARTCIPANTES















ESTUDO EM GRUPOS


















ENTREGA DOS RELATÓRIOS.

































ESTUDO MESA REDONDA,MOMENTOS ANTES DE COMEÇAR A AULA DO GESTAR.

















MOMENTO TIRA DÚVIDAS.















ENTREGA INDIVIDUAL DA PASTA DO GESTAR ,VISTORIADO PELA FORMADORA PARA AVERIGUAR SE OS PORTIFÓLIOS ESTÃO COMPLETOS.ESSE MOMENTO ACONTECEU ANTES DO INICIO DAS OFICINAS DO TP4.





RELATÓRIO OFICINA 3

OFICINA 1-TP4 (LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA)


GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA .

NOS DIAS 13 E 26 DE MAIO REALIZAMOS AS OFICINAS DO GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ.
NO DIA 13 DE MAIO ACONTECEU A OFICINA INTRODUTORIA DO TP4, SOBRE LEITURA, ,INICIAMOS NOSSOS TRABALHOS COM UMA DINÂMICA,ONDE CADA CURSISTA TERIA QUE RECORDAR UMA MÚSICA QUE MARCOU A SUA VIDA E FOI SUPER INTERESANTE ESSA DINÂMICA, POR QUE FORAM RELEMBRADAS MÚSICAS EM MOMENTOS QUE JÁ HAVIAM MUITAS VEZES, ESQUECIDAS POR NÓS, ENQUANTO PESSOAS DOTADAS DE SENTIMENTOS , EMOÇÕES,ALEGRIA E TRISTEZAS .
ESSA DINÂMICA TINHA POR OBJETIVO NOS FAZER ENTENDER QUE PEQUENOS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS,QUANDO COMPARTILHADAS COM AMIGOS NOS FAZEM SENTIRMOS FELIZES,DESCONTRAIDOS, MESMO QUE AS VEZES ESTAS LEMBRANÇAS NOS TRAZEM CERTAS TRISTEZAS, PORÉM QUANDO SE TEM PESSOAS EM QUEM CONFIAMOS PODEMOS SUPERÁ-LAS.
O ENCONTRO FOI UM SUCESSO.OS PROFESSORES MOSTRARAM MAIS CONFIANÇA EM RELAÇÃO AS OUTRAS OFICINAS. ESTA OFICINA INTRODUTORIA DE LEITURA DO TP4 FOI DIFERENCIADA, UMA VEZ QUE OS NOSSOS CONTATOS DURANTE OS PLANTÕES PEDAGÓGICOS E A VISITAÇÃO AS ESCOLAS PARTIRAM JUSTAMENTE DOS PEDIDOS DOS CURSISTAS, SEM QUE EU ENQUANTO FORMADORA INTERVISSE, DIZENDO AOS CURSISTAS QUE ELES TINHAM QUE SOLICITAREM A MINHA PRESENÇA.
DURANTE A OFICINA OS CURSISTAS RELATARAM AS EXPERIÊNCIAS DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVERAM NA SALA DE AULA DO AVANÇANDO NA PRÁTICA DO TP4 (LEITURA)E ENTREGARAM O RELATÓRIO QUE FIZERAM DE CADA EXPERIÊNCIA REALIZADA , COMENTARAM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAQUELE MOMENTO E SOCIALIZARAM TAMBÉM, AS METODOLOGIAS QUE USARAM DURANTE A APLICAÇÃO DOS TRABALHOS E O RESULTADO POSITIVO QUE MOTIVARAM OS ALUNOS A DESPERTAREM POUCO A POUCO O GOSTO PELAS DIFERENTES FORMAS DE LEITURAS(FRUIÇÃO,CIENTIFICA,INFORMATIVA).
APÓS A SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FORAM ORGANIZADOS OS ESTUDOS EM GRUPOS, DAS UNIDADES 13 E 14 DO TP4, E AS APRESENTAÇÕES FORAM FEITAS EM FORMA DE SEMINARIO ,APÓS AS CONCLUSÕES DOS RESULTADOS DOS TRABALHOS PROPOSTOS NA OFICINA E EM SEGUIDA ACONTECEU UMA AVALIAÇÃO DAS SUGESTÕES PROPOSTAS PELOS GRUPOS E UMA AUTO AVALIAÇÃO DOS CURSITAS.
NO DIA 26 DE MAIO FOI A REALIZAÇÃO DA OFICINA AVALIATIVA DO TP4 (PROCESSOS DE ESCRITA I)OS CURSISTAS SOCIALIZARAM OS TRABALHOS QUE DESENVOLVERAM NA SALA DE AULA DO AVANÇANDO NA PRATICA, E O SUCESSO DESSAS AULAS FORAM NOTADAS DE FORMA SURPREENDENTE UMA VEZ QUE, ESTE TP4 TROUXE CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O PROCESSO CULTURAL E COTIDIANO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA,CADA CURSISTA ENTREGOU O RELATORIO ESCRITO DO QUE DESENVOLVEU DURANTE O PERIODO ANTES DO ENCONTRO. NA OFICINA TRABALHAMOS EM GRUPOS TIRANDO DÚVIDAS E TECENDO CRITICAS EM RELAÇÃO DO CONTEUDO E APLICAÇÃO DA PROPOSTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA OFICINA,BEM COMO A DISCUÇÃO DOS SONHOS DE CADA CURSISTA E A FRUSTAÇÃO DE MUITOS,INCLUSIVE PROFISSIONALMENTE ,DEVIDO A FALTA DE OPORTUNIDADE QUE MUITOS NÃO TIVERAM NA ESCOLHA DA PROFISSÃO QUE GOSTARIAM DE EXERCER E QUE MUITAS VEZES O FRACASSO DA EDUCAÇÃO ESTÁ NESTA RELAÇÃO DO GOSTAR A FAZER DO QUE FAZ E ESTAR TRABALHANDO COMO PROFESSOR POR NAO TER OUTRA ESCOLHA. OS CURSISTAS DIVIDIRAM SE EM GRUPOS E FIZERAM UM PLANEJAMENTO DE AULA, CONSIDERANDO A SÉRIE,OS OBJETIVOS, OS PASSOS DA AULA, A EXECUÇÃO E A FORMA DE AVALIAÇÃO. LOGO EM SEGUIDA OBSERVARAM AS MARCAS TEXTUAIS DOS DESENHOS DO ANÚNCIO DA FUNDAÇÃO ESTATUDINENSE QUE TRABALHA COM CRIANÇAS QUE VIVEM EM BAIRRO DE PERIFERIA E FIZERAM AS ANÁLISES DOS DESENHOS E APRESENTARAM EM FORMA DE SEMINARIO VERBAL E DEPOIS DE FORMA NAO VERBAL O RESULTADO DE CADA FIGURA .
CADA GRUPO MONTOU UM PLANEJAMENTO DE AULA, TENDO COMO OBJETIVO O PERFIL DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ONDE TRABALHAM, A VIDA SOCIAL, O CONVIVIO FAMILIAR E A PROFISSÃO QUE OS ALUNOS PODERÃO ESCOLHER NO FUTURO E COMO A ESCOLHA DESTA PROFISSÃO PODERÁ ACONTECER DE ACORDO COM A VIDA QUE CADA CRIANÇA POSSUI E A IMPORTANCIA DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR DESSE PROCESSO. FOI ESCOLHIDO UM REPRESENTANTE DE CADA GRUPO PARA APRESENTAR O PLANEJAMENTO FEITO E A REFLEXÃO SOBRE ESTE.E COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR FOI SUGERIDO UMA VISITAÇÃO AOS DIFERENTES ENTIDADES E LOCAIS TRABALHISTAS, TENDO ACONTECIDO ANTES NAS ESCOLAS UMA PSQUISA SOBRE AS PROFISSÕES E PALESTRAS DE PESSOAS DE DIFERENTES PROFISSÕES PARA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
EM SEGUIDA FIZEMOS UMA AUTO-AVALIAÇÃO DE CADA CURSITA E UMA AVALIAÇÃO DO TP4.
PASSEI AS ORIENTAÇÕES PARA O PRÓXIMO TP, O AVANÇANDO NA PRÁTICA E O MOMENTO DAS OFICINAS.




OBS: ENQUANTO FORMADORA, ESTOU LEVANDO PARA AS OFICINAS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS, ESTAMOS MONTANDO GRUPOS DE ESTUDOS, TROCANDO MENSAGENS E OS CURSISTAS ESTÃO UTILIZANDO ESSES TEXTOS COMO COMPLEMENTO EM SALA DE AULA E ESTÃO OBTENDO SUCESSO.

2 comentários:

  1. è isso aí...

    Cada um fazendo um possível, juntos faremos o aparentemente impossível acontecer...

    Precisamos de trabalhos assim.


    Um abraço

    tamar

    ResponderExcluir
  2. Olá Soenil, muito bom seu espaço!Parabéns!

    ResponderExcluir