TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO NAS ESCOLAS TP4 PROCESSOS DE ESCRITA

ALUNOS REALIZANDO ATIVIDADES TP4 LEITURA E ESCRITA




ALUNOS ESCOLHENDO LIVROS E REVISTAS PARA LEITURA




RESUMO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES



ATIVIDADES FEITAS PELOS ALUNOS DO 9° ANO





MENSAGEM DE OTIMISMO .


Persistência é tudo .Muita gente acha que é difícil começar uma caminhada. Pessoalmente penso diferente. Para mim, mas difícil que iniciar é continuar... De começos o mundo está cheio: os que começam um casamento, os que começam a abandonar um vício, os que iniciam o aprendizado de uma língua e por ai vai. Ir em frente é mais complicado. Exige persistência e muita força de vontade. Requer que nós olhemos para trás com sentimento de satisfação pela experiência adquirida e não com remorso ou sensação de arrependimento. Que nós tenhamos sonhos, mas que não vivamos de sonhos. Que choremos, mas não deixemos as lágrimas turvarem nossa visão. Que escutemos os outros, mas que não desistamos de fazer o que julguemos certo, por causa deles. Tudo isso de tão simples parece coisa de criança. E é mesmo! Antes de aprendermos a andar precisamos: cair muitas vezes, nos machucar, chorar, ser motivo de riso, e nem por isso tudo desistimos ou deixamos de levantar. Nisso temos muito que aprender com as crianças. Elas "sabem" que antes de dar os primeiros passos, é preciso ficar de pé, e antes disso é preciso engatinhar. Que precisamos das pessoas para servir de apoio, mas, que elas não são bengalas e nós não somos aleijados. Se todas as pessoas soubessem disso teríamos bem menos fracassados no mundo. Gente que poderia atingir grandes coisas, mas que desiste no meio do caminho. Diante disso só temos a agradecer a predisposição para certos aprendizados na infância. Se fosse o contrário, muita gente hoje estaria numa cadeira de rodas. ABRAÇOS A TOD@S ´COLEGAS DO GESTAR. PROF. SOENIL

MOMENTO DE ENTREGA DOS RELATÓRIOS DO TP4 PROCESSOS DE ESCRITA.















MOMENTOS DE APLICABILIDADES DAS ATIVIDADES DO TP4 LEITURA E INTERAÇÃO ENTRE PROF. FORMADOR,CURSISTA E ALUNOS.







Atividade de acompanhamento do avançando na prática do TP4 Leitura e Processos da Escrita.

Enquanto prof.formadora estou também , além de auxiliar o cursista ,sendo convidada por estes para assistir as aulas em sala de aula é uma oportunidade enriquecedora ,pois podemos ver de perto o desenvolvimento das atividades propostas aos cursistas e a acompanhar o desenvolvimento dos alunos






















































MENSAGEM DE FORÇA E ANIMO PARA TOD@S NÓS DO PROGRAMA GESTAR ll 2009

Mensagem de reflexão A ÁGUIA
A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.Aos 40 anos ela está com:- As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta.- O bico alongado e pontiagudo se curva.Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!Então, a águia só tem duas alternativas:Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.Embora muitos já conhecerem essa história, quero através dela passar a mensagem de que apesar das dificuldades que deparamos no decorrer dos anos, temos que encarar a realidade e esforçar para se adequar com as mudanças que vem sendo continua.
Portanto liberte-se de tudo aquilo que não deixa você crescer e caminhar para frente. Livre-se das velhas noções e dos velhos conceitos de medo, de escassez.... O mundo é maravilhoso, farto... E todo seu!
Vamos! Cure-se! Levante-se! Erga-se! Dê a você novas oportunidades, novas chances!
Vá em busca do seu sonho.Se tropeçar, não pare nem perca de vista sua meta.Continue subindo.
Bom trabalho. Fique com Deus! ABRAÇOS ,PROF.SOENIL

GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ- UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

AMBIENTE LETRADO






AMBIENTE LETRADO


DIA DE FESTA , QUAL A FINALIDADE DESTE AMBIENTE. ?




MOMENTO DAS OFICINAS , TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS E FORMADORA.







MOMENTO DE LEITURA E TIRA DÚVIDAS










REALIZAÇÃO DA PREPARAÇAO PARA APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS.












SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS PARTCIPANTES















ESTUDO EM GRUPOS


















ENTREGA DOS RELATÓRIOS.

































ESTUDO MESA REDONDA,MOMENTOS ANTES DE COMEÇAR A AULA DO GESTAR.

















MOMENTO TIRA DÚVIDAS.















ENTREGA INDIVIDUAL DA PASTA DO GESTAR ,VISTORIADO PELA FORMADORA PARA AVERIGUAR SE OS PORTIFÓLIOS ESTÃO COMPLETOS.ESSE MOMENTO ACONTECEU ANTES DO INICIO DAS OFICINAS DO TP4.





RELATÓRIO OFICINA 3

OFICINA 1-TP4 (LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA)


GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA .

NOS DIAS 13 E 26 DE MAIO REALIZAMOS AS OFICINAS DO GESTAR II NO MUNICIPIO DE POCONÉ.
NO DIA 13 DE MAIO ACONTECEU A OFICINA INTRODUTORIA DO TP4, SOBRE LEITURA, ,INICIAMOS NOSSOS TRABALHOS COM UMA DINÂMICA,ONDE CADA CURSISTA TERIA QUE RECORDAR UMA MÚSICA QUE MARCOU A SUA VIDA E FOI SUPER INTERESANTE ESSA DINÂMICA, POR QUE FORAM RELEMBRADAS MÚSICAS EM MOMENTOS QUE JÁ HAVIAM MUITAS VEZES, ESQUECIDAS POR NÓS, ENQUANTO PESSOAS DOTADAS DE SENTIMENTOS , EMOÇÕES,ALEGRIA E TRISTEZAS .
ESSA DINÂMICA TINHA POR OBJETIVO NOS FAZER ENTENDER QUE PEQUENOS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS,QUANDO COMPARTILHADAS COM AMIGOS NOS FAZEM SENTIRMOS FELIZES,DESCONTRAIDOS, MESMO QUE AS VEZES ESTAS LEMBRANÇAS NOS TRAZEM CERTAS TRISTEZAS, PORÉM QUANDO SE TEM PESSOAS EM QUEM CONFIAMOS PODEMOS SUPERÁ-LAS.
O ENCONTRO FOI UM SUCESSO.OS PROFESSORES MOSTRARAM MAIS CONFIANÇA EM RELAÇÃO AS OUTRAS OFICINAS. ESTA OFICINA INTRODUTORIA DE LEITURA DO TP4 FOI DIFERENCIADA, UMA VEZ QUE OS NOSSOS CONTATOS DURANTE OS PLANTÕES PEDAGÓGICOS E A VISITAÇÃO AS ESCOLAS PARTIRAM JUSTAMENTE DOS PEDIDOS DOS CURSISTAS, SEM QUE EU ENQUANTO FORMADORA INTERVISSE, DIZENDO AOS CURSISTAS QUE ELES TINHAM QUE SOLICITAREM A MINHA PRESENÇA.
DURANTE A OFICINA OS CURSISTAS RELATARAM AS EXPERIÊNCIAS DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVERAM NA SALA DE AULA DO AVANÇANDO NA PRÁTICA DO TP4 (LEITURA)E ENTREGARAM O RELATÓRIO QUE FIZERAM DE CADA EXPERIÊNCIA REALIZADA , COMENTARAM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAQUELE MOMENTO E SOCIALIZARAM TAMBÉM, AS METODOLOGIAS QUE USARAM DURANTE A APLICAÇÃO DOS TRABALHOS E O RESULTADO POSITIVO QUE MOTIVARAM OS ALUNOS A DESPERTAREM POUCO A POUCO O GOSTO PELAS DIFERENTES FORMAS DE LEITURAS(FRUIÇÃO,CIENTIFICA,INFORMATIVA).
APÓS A SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FORAM ORGANIZADOS OS ESTUDOS EM GRUPOS, DAS UNIDADES 13 E 14 DO TP4, E AS APRESENTAÇÕES FORAM FEITAS EM FORMA DE SEMINARIO ,APÓS AS CONCLUSÕES DOS RESULTADOS DOS TRABALHOS PROPOSTOS NA OFICINA E EM SEGUIDA ACONTECEU UMA AVALIAÇÃO DAS SUGESTÕES PROPOSTAS PELOS GRUPOS E UMA AUTO AVALIAÇÃO DOS CURSITAS.
NO DIA 26 DE MAIO FOI A REALIZAÇÃO DA OFICINA AVALIATIVA DO TP4 (PROCESSOS DE ESCRITA I)OS CURSISTAS SOCIALIZARAM OS TRABALHOS QUE DESENVOLVERAM NA SALA DE AULA DO AVANÇANDO NA PRATICA, E O SUCESSO DESSAS AULAS FORAM NOTADAS DE FORMA SURPREENDENTE UMA VEZ QUE, ESTE TP4 TROUXE CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O PROCESSO CULTURAL E COTIDIANO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA,CADA CURSISTA ENTREGOU O RELATORIO ESCRITO DO QUE DESENVOLVEU DURANTE O PERIODO ANTES DO ENCONTRO. NA OFICINA TRABALHAMOS EM GRUPOS TIRANDO DÚVIDAS E TECENDO CRITICAS EM RELAÇÃO DO CONTEUDO E APLICAÇÃO DA PROPOSTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA OFICINA,BEM COMO A DISCUÇÃO DOS SONHOS DE CADA CURSISTA E A FRUSTAÇÃO DE MUITOS,INCLUSIVE PROFISSIONALMENTE ,DEVIDO A FALTA DE OPORTUNIDADE QUE MUITOS NÃO TIVERAM NA ESCOLHA DA PROFISSÃO QUE GOSTARIAM DE EXERCER E QUE MUITAS VEZES O FRACASSO DA EDUCAÇÃO ESTÁ NESTA RELAÇÃO DO GOSTAR A FAZER DO QUE FAZ E ESTAR TRABALHANDO COMO PROFESSOR POR NAO TER OUTRA ESCOLHA. OS CURSISTAS DIVIDIRAM SE EM GRUPOS E FIZERAM UM PLANEJAMENTO DE AULA, CONSIDERANDO A SÉRIE,OS OBJETIVOS, OS PASSOS DA AULA, A EXECUÇÃO E A FORMA DE AVALIAÇÃO. LOGO EM SEGUIDA OBSERVARAM AS MARCAS TEXTUAIS DOS DESENHOS DO ANÚNCIO DA FUNDAÇÃO ESTATUDINENSE QUE TRABALHA COM CRIANÇAS QUE VIVEM EM BAIRRO DE PERIFERIA E FIZERAM AS ANÁLISES DOS DESENHOS E APRESENTARAM EM FORMA DE SEMINARIO VERBAL E DEPOIS DE FORMA NAO VERBAL O RESULTADO DE CADA FIGURA .
CADA GRUPO MONTOU UM PLANEJAMENTO DE AULA, TENDO COMO OBJETIVO O PERFIL DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ONDE TRABALHAM, A VIDA SOCIAL, O CONVIVIO FAMILIAR E A PROFISSÃO QUE OS ALUNOS PODERÃO ESCOLHER NO FUTURO E COMO A ESCOLHA DESTA PROFISSÃO PODERÁ ACONTECER DE ACORDO COM A VIDA QUE CADA CRIANÇA POSSUI E A IMPORTANCIA DO PROFESSOR COMO ORIENTADOR DESSE PROCESSO. FOI ESCOLHIDO UM REPRESENTANTE DE CADA GRUPO PARA APRESENTAR O PLANEJAMENTO FEITO E A REFLEXÃO SOBRE ESTE.E COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR FOI SUGERIDO UMA VISITAÇÃO AOS DIFERENTES ENTIDADES E LOCAIS TRABALHISTAS, TENDO ACONTECIDO ANTES NAS ESCOLAS UMA PSQUISA SOBRE AS PROFISSÕES E PALESTRAS DE PESSOAS DE DIFERENTES PROFISSÕES PARA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
EM SEGUIDA FIZEMOS UMA AUTO-AVALIAÇÃO DE CADA CURSITA E UMA AVALIAÇÃO DO TP4.
PASSEI AS ORIENTAÇÕES PARA O PRÓXIMO TP, O AVANÇANDO NA PRÁTICA E O MOMENTO DAS OFICINAS.




OBS: ENQUANTO FORMADORA, ESTOU LEVANDO PARA AS OFICINAS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS, ESTAMOS MONTANDO GRUPOS DE ESTUDOS, TROCANDO MENSAGENS E OS CURSISTAS ESTÃO UTILIZANDO ESSES TEXTOS COMO COMPLEMENTO EM SALA DE AULA E ESTÃO OBTENDO SUCESSO.

ATIVIDADES DO TP3 ,AVANÇANDO NA PRÁTICA , CONCRETIZADAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA JK COM AS CURSITAS ZITA ELINEY E NADIVA.

AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS PROFESSORAS CURSITAS DO GESTAR ll, TENDO COMO SUPORTE OS,CONTEÚDOS DO TP3 FORAM SURPREENDENTES E O SUCESSO TOTAL, AS PROFESSORAS FIZERAM COM OS ALUNOS UMA AUTO AVALIAÇÃO DA AULA E A FALA DE CADA ALUNO NOS FORTALECE , PORQUE ELES ACREDITAM NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES E NO TRABALHO DE CADA PROFESSOR."O QUE EU GOSTEI NA AULA DE ONTEM FOI UMA AULA DIFERENCIADA DOS OUTROS DIAS.CONHECEMOS COISAS QUE USAMOS NO DIA A DIA SEM SABER SUA FUNÇÃO SOCIAL". DEPOIMENTO DE UMA ALUNA DO SÉTIMO ANO.





"EU GOSTEI DA AULA PORQUE FOI INTERESSANTE, APRENDI MUITAS COISAS QUE NÃO IREI ESQUECER JAMAIS, A BULA DE REMÉDIO , ONDE EU PENSAVA QUE ERA SÓ PARA ACUMULAR LIXO,SERVE PARA FAZER UMA AULA IMPORTANTE."ESTE DEPOIMENTO É DE UM ALUNO DO NONO ANO.